Audiência discutirá segurança das barragens no Pará

O requerimento, de autoria do deputado Beto Salame, foi aprovado na Comissão da Amazônia nesta quarta-feira

02/12/2015 às 13:47:00 | 350 visualizações

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, nesta quarta-feira (2), requerimento do deputado Beto Salame (PROS-PA) para a realização de audiência pública, em conjunto com a Comissão de Minas e Energia, a fim de discutir o nível de segurança das barragens de rejeitos instaladas por empresas mineradoras no Pará. Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir com os órgãos públicos quais são os procedimentos preventivos de monitoramento e inspeções técnicas utilizados na estrutura das barragens.

 “É preciso saber se há planos de ações emergenciais para evacuação das pessoas que vivem nas áreas que poderão ser afetadas, num possível rompimento da barragem. Também queremos informações sobre como estão as licenças ambientais concedidas pelos órgãos públicos federal, estadual e municipal”, explicou.

Segundo informou Salame, nos anos 1980 o Pará já foi vítima de vazamento de rejeitos de barragens. O acidente ocorreu no Porto de Trombetas, no Lago Batata, na mineração Rio do Norte. “Vazou bauxita com o rompimento da barragem. Na época o desastre foi objeto de notícia no mundo inteiro. Por isso não é novidade a necessidade deste debate aqui no Parlamento”, ressaltou o parlamentar.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags