Câmara aprova Dia Nacional do Trabalhador em Locação

De acordo com o texto, de autoria do deputado Ademir Camilo, a data será comemorada em 13 de julho.

13/11/2015 às 13:40:00 | 187 visualizações

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6739/13, do deputado Ademir Camilo (PROS-MG), que institui o “Dia Nacional do Trabalhador em Locação", a ser comemorado no dia 13 de julho.  Já aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, a proposta segue diretamente para o Senado.

Segundo o autor, o projeto “visa homenagear a categoria profissional dos trabalhadores nas empresas locadoras, incluindo: locadoras de veículos, empresas de locação de máquinas e de equipamentos agrícolas, industriais e comerciais; ferramentas; equipamentos médicos e hospitalares; aparelhos eletrônicos; locação de artigos para festas; vestuários; equipamentos e materiais esportivos e de lazer; sinucas e bilhares; informática; banheiros químicos e em locação de estruturas tubulares para montagem de palco”.

O parecer do relator, deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), foi favorável à proposta. “O serviço de locação é um importante instrumental de atendimento às necessidades da população, sendo uma forma eficaz e eficiente de disponibilizar serviços altamente especializados”, disse. “Sua importância econômica é inquestionável, e seus trabalhadores constituem-se em segmento de alta relevância na sociedade”, completou.

Escolha da data
A data foi escolhida em razão de o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Locação de Minas Gerais (Sintral-MG) ter obtido em 13/07/10 o registro sindical, depois de dois anos de ações junto ao Ministério do Trabalho.

A proposta recebeu apoio oficial do Sintral-MG e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Locadoras de Bens Móveis e de Assistência Técnica do Estado do Rio de Janeiro, que são os únicos no Brasil a representar toda a categoria profissional dos trabalhadores nas empresas locadoras.

Com informações da Agência Câmara

Redação PROS na Câmara

Sem tags