Fiscalização Financeira discutirá situação dos contratos da construção naval

O requerimento para audiência, de autoria do deputado Valtenir Pereira, pretende reunir governo, empresários e trabalhadores do setor.

28/09/2015 às 11:17:00 | 198 visualizações

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou dois requerimentos do deputado Valtenir Pereira (PROS-MT). O primeiro deles é um convite ao ministro de Minas e Energia, Carlos Eduardo de Souza Braga, para falar sobre a situação dos contratos de construção naval de navios tanques, sondas de perfuração e plataformas de produção e exploração.  

Segundo o parlamentar, o setor passa por um momento de dificuldade com demissões e interrupção de pagamentos de contratos em andamento. “A falta de pagamento está levando milhares de trabalhadores a perderem seus postos de trabalho e empresas fornecedoras de produtos da cadeia da indústria naval, ou seja, as subcontratadas, também estão à beira da falência - fechando as suas portas -, porque não estão recebendo pelos produtos entregues”, afirmou o parlamentar.

Na avaliação do deputado, por meio da audiência pública será possível debater medidas que viabilizem a continuidade dos investimentos na indústria naval brasileira e assim “dar sustentação econômica e manter os milhares de empregos”. “O nosso objetivo com esse encontro é reunir governo, empresários e trabalhadores para discutir a questão”, comentou Valtenir.

O outro requerimento aprovado propõe que sejam convidados para debater o mesmo tema os presidentes da Petrobrás, da Transpetro, da empresa Sete Brasil e dos estaleiros Elisa Petro-Um e  Brasfels. Serão também incluídos os secretários executivos dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda, representantes dos trabalhadores e dos empresários de construção naval da Bahia.  

Redação PROS na Câmara

Sem tags