Táxis deverão utilizar áudio para auxiliar deficientes visuais

Pela proposta, de autoria do deputado Ronaldo Fonseca, será preciso disponibilizar informações como o valor final da corrida e os quilômetros rodados.

09/09/2015 às 13:05:00 | 180 visualizações

A Comissão de Viação e Transporte aprovou, nesta quarta-feira (9), o Projeto de Lei 7888/14, do deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF), que propõe a utilização de meios técnicos para auxiliar os deficientes visuais na utilização de táxis. Segundo a proposta, é preciso disponibilizar, na forma de áudio, informações como, por exemplo, a composição da tarifa, o valor final da corrida e os quilômetros rodados. “Embora esse segmento já conte com regulamentação em inúmeros temas, ainda existem muitos vácuos jurídicos. Para sua autonomia, a pessoa com deficiência visual precisa ser assistida com ajudas técnicas específicas voltadas a compensar a limitação de não poder ver”, justificou Fonseca.

Na avaliação do parlamentar, a medida poderá ser aplicada com facilidade e terá um grande alcance social. “Diante do avanço tecnológico, os taxistas poderão se adequar as novas exigências da lei”, afirmou. O texto foi relatado pelo deputado Major Olímpio (PDT-SP). A proposta, sujeita à apreciação conclusiva das comissões, segue para as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Redação PROS na Câmara

Sem tags