Givaldo Carimbão quer mudar o sistema de tratamento de doentes renais

O deputado, por meio de emenda parlamentar, conseguiu levar máquinas de hemodiálise à população do município alagoano de São Miguel dos Campos.

27/08/2015 às 14:55:00 | 287 visualizações

Em entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV e Rádio Câmara, o deputado Givaldo Carimbão (PROS-AL) informou que assumiu o compromisso, como parlamentar, de mudar a realidade dos pacientes que precisam de hemodiálise em Alagoas, primeiramente, e depois em todo o País. Por meio da destinação de recursos de emenda, o deputado conseguiu, partir de uma parceria com o governo estadual, garantir a compra de máquinas de diálise para o município de São Miguel dos Campos. “Os doentes que antes precisavam se deslocar até 500 quilômetros em um dia para conseguir o tratamento, hoje, em no máximo 20 minutos, conseguem fazer a filtragem do sangue”, relatou.

Carimbão lembrou que cada parlamentar tem R$ 15 milhões em recursos de emendas, 50% delas obrigatoriamente destinadas à saúde. “Com R$ 8 milhões de cada parlamentar do estado, conseguimos mudar a realidade de Alagoas e levar as máquinas para onde está o doente, não mais massacrá-lo dia sim dia não para se deslocar centenas de quilômetros”, defendeu. Para a medida se tornar efetiva, portanto, é preciso que os governos estaduais assumam o compromisso de construir os postos e hospitais. Conforme a legislação atual, por meio de emenda parlamentar, os deputados conseguem liberar verbas para compra de equipamentos, mas não para construção ou reforma.

Redação PROS na Câmara

Sem tags