Comissão de Cultura aprova Dia Nacional do Psicólogo

O texto, de autoria do deputado Dr. Jorge Silva, ainda deve ser analisado pela CCJ antes de seguir para o Senado.

27/08/2015 às 10:56:00 | 185 visualizações

A Comissão de Cultura, na quarta-feira (26), aprovou o Projeto de Lei (PL) 1689/15, de autoria do deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES), que institui o Dia Nacional do Psicólogo, a ser comemorado em 27 de agosto. Conforme argumenta o parlamentar, a instituição de datas comemorativas alusivas a profissões é importante não só para o reconhecimento e valorização dos profissionais, mas para que a sociedade possa se aproximar mais dessas áreas que, por sua vez, poderão dar respostas cada vez mais efetivas aos usuários.

Os psicólogos já reconhecem o dia 27 de agosto como data comemorativa nacional por ter sido este o dia em que foi sancionada a Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão. Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia, existem cerca de 257 mil psicólogos em todo o País que prestam serviços nas áreas terapêutica, de psicologia clínica ou de aconselhamento psicológico, além de áreas relacionadas ao comportamento humano, como a psicologia do trabalho nos ambientes industriais ou organizacionais; educacional; esportiva; da saúde; do desenvolvimento; forense; e jurídica.

O texto, relatado na comissão pelo deputado João Marcelo Souza (PMDB-MA), tem caráter conclusivo, o que dispensa apreciação pelo Plenário, e ainda deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags