Domingos Neto é palestrante no I Encontro Interamericano de Jovens Legisladores

O objetivo do evento, que acontece no próximo dia 26 no Peru, é gerar um espaço de diálogo político e de diplomacia parlamentar.

18/06/2015 às 16:15:00 | 124 visualizações

O líder do PROS, Domingos Neto (CE), será o único palestrante brasileiro no I Encontro Interamericano de Jovens Legisladores, que acontece no próximo dia 26 de junho, na cidade de Lima, no Peru.  O objetivo do evento é gerar um espaço de diálogo político e de diplomacia parlamentar, na qual jovens legisladores discutam, analisem e identifiquem novas ferramentas que permitam, a curto e médio prazo, reverter a atual insatisfação dos cidadãos no que se refere ao trabalho legislativo. Além disso, pretende-se estimular ações concretas que contribuam para melhorar a relação entre o eleitor e os seus representantes políticos. 

“Hoje a política brasileira e, coincidentemente a dos países da América, passa por uma transição de gerações. O número de jovens no Parlamento cresceu muito. De uma legislatura para outra foi possível perceber a diferença. Nós queremos que essa transição seja planejada, que seja possível pensar ações em conjunto, principalmente em relação a inovações democráticas e utilização de novos meios de comunicação que aproximam o eleitorado do representante”, afirmou Domingos Neto.

O parlamentar participará do painel que vai discutir as inovações nos mecanismos e nas ferramentas que viabilizam uma maior interação com os meios de comunicação, formadores de opinião e cidadãos. “Somos uma geração que nasceu e cresceu com a tecnologia. Precisamos assumir a responsabilidade dessa renovação enquanto representantes do povo. Sinto-me honrado com o convite e tenho certeza que o evento vai nos trazer bons resultados”, disse. 

Oficina
Haverá no encontro uma oficina sobre redes sociais, Parlamento Aberto e participação política.  O intuito é que os jovens parlamentares utilizem os meios digitais de comunicação com a intenção de reduzir o espaço existe entre eles e seus eleitores, estabelecendo as redes sociais como pilar fundamental da relação com os cidadãos, não só apenas para difundir o trabalho que se realiza no Legislativo, como também para estabelecer uma comunicação bidirecional com a população.

O conceito de Parlamento Aberto será baseado na ideia de que o desenvolvimento democrático envolve mudanças nas estruturas do Estado. Um Parlamento Aberto abre a porta para redefinição da relação entre representantes e representados.

Também será discutida a importância da participação popular na dinâmica do Poder Legislativo. Para os organizadores, a atuação dos jovens parlamentares será fundamental na construção de canais de comunicação inovadores que permitam que essa participação se torne mais ativa.

Estrutura
O evento é organizado pela Presidência do Congresso da República do Peru, contando com o apoio técnico e financeiro da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Participarão do debate legisladores jovens (até os 40 anos de idade) da América e do Caribe, de distintas bancadas com representação em instituições legislativas dos estados membros. Também estarão no encontro, representantes de fóruns, organismos interparlamentares, redes parlamentares e redes sociais.

 

 

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags