Alternativas para o desabastecimento de medicação essencial serão discutidas em audiência

O requerimento para o debate, de autoria do deputado Dr. Jorge Silva, foi aprovado, nesta terça-feira, na Comissão de Seguridade Social.

02/06/2015 às 14:26:00 | 140 visualizações

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta terça-feira (2), requerimento do deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES), que propõe audiência pública para discutir a crise da  assistência farmacêutica no Sistema único de Saúde (SUS), especialmente o desabastecimento de penicilina benzatina nas unidades de saúde do País.  Segundo o parlamentar, a medicação é essencial e eficaz para a prevenção e o tratamento de inúmeras doenças, tais como a sífilis em todas as suas fases, febre reumática e amigdalites bacterianas. “O problema é que esse remédio está em falta há meses, o que acarreta sérios transtornos para os seus usuários, colocando em risco a vida de muito deles”, afirmou.

Dr. Jorge Silva informou que a empresa responsável pela medicação alegou que a carência da penicilina benzatina não é apenas no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde a fabricação do fármaco é complexa e tem limitação de alternativas em muitos países.  “É  por isso que precisamos debater que medidas devem ser adotadas para que os brasileiros não fiquem reféns de crises de importação ou de descontinuidade de produção de algum remédio indispensável para a sua vida”, disse.

O parlamentar ressaltou ainda que é imprescindível que sejam encontrados meios de garantir informações sobre a realidade da produção de medicamentos essenciais. Para ele, é preciso definir alternativas que retire o País da imensa dependência de importação de matéria prima e “das mãos de verdadeiros monopólios ou oligopólios de produção nacional desses produtos”.

“Esta Casa tem o dever de promover discussões que possibilitem e apontem novas estratégias e propostas concretas para reverter a atual situação da produção e oferta desse tipo de medicação”, defendeu.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags