Audiência debaterá problemas com “recall” automotivos

Para Hugo Leal, autor do requerimento para discussão, um dos problemas enfrentados pelo consumidor é a falta de peças nas concessionárias para fazer a substituição.

27/05/2015 às 18:24:00 | 173 visualizações

A Comissão de Viação e Transportes aprovou, nesta quarta-feira (27), requerimento do deputado Hugo Leal (PROS/RJ) para a realização de audiência pública a fim de debater os   problemas relacionados aos frequentes “recalls” automotivos, bem como os mecanismos de fiscalização e controle adotados no Brasil.

Segundo o parlamentar, os números oficiais mostram que as campanhas de "recall" de veículos automotores continuam liderando as estatísticas. “Em 2013, das 109 campanhas, 55,9% estavam relacionados com veículos, percentual que avançou para 65% do total no ano passado, quando foram realizadas 120 campanhas. Em 2013, 656 mil veículos foram afetados pelas campanhas, número que subiu para 1,38 milhão no ano passado”, informou Hugo Leal.

O parlamentar ressaltou ainda que um dos grandes problemas enfrentados pelo consumidor é a falta de peças nas concessionárias para fazer a substituição. O deputado explicou que na maioria das vezes as concessionárias agendam o atendimento, mas quando o cliente comparece, a peça está em falta.

 “Somado a isso existe o problema de que muitos consumidores não comparecem às concessionárias para realização da manutenção recomendada, por diversos motivos. Esses veículos continuam circulando pelas vias e rodovias, o que significa grande risco à população.”, ponderou Hugo Leal.

Redação PROS na Câmara

Sem tags