Valtenir Pereira homenageia defensores públicos

Para o parlamentar, o momento é de celebrar as conquistas alcançadas pela classe e fazer uma reflexão do que ainda é preciso melhorar.

25/05/2015 às 15:29:00 | 219 visualizações

O deputado Valtenir Pereira (PROS-MT) presidiu, na última sexta-feira (22), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública comemorado no dia 19 de maio. O parlamentar, que é defensor público e foi um dos requerentes da sessão, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelos profissionais tem um importante papel para o País, uma vez que assegura o amplo acesso ao Judiciário. “A Defensoria transforma a realidade das pessoas carentes que podem contar com um serviço de qualidade realizado por profissionais de excelência", destacou.

Segundo o deputado, o momento é de celebrar as conquistas e os avanços legislativos e fazer uma reflexão do que é preciso melhorar para que a Defensoria consiga atender todos os lugares mais carentes do Brasil. “O Estado tem obrigação de amparar os mais humildes, que não possui condições econômicas para contratar advogados, e tampouco suportar as custas do processo. Enquanto advogados, somos indispensáveis à administração da Justiça. Enquanto defensores públicos, somos indispensáveis à sociedade”, ressaltou. Para Valtenir, só a Defensoria Pública pode fazer valer o preceito constitucional de igualdade jurídica aos desiguais, “o defensor público, por natureza, é o advogado do povo”.

Durante a sessão, o parlamentar leu carta encaminhada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que exaltou o trabalho feito pela categoria. Segundo ele, a instituição é essencial para o regime democrático de direito e exerce papel fundamental no acesso à justiça. "É a instituição que tem o papel de prestar serviços à camada mais vulnerável da sociedade; aos mais necessitados. Tem um papel de inclusão social em prol dos hipossuficientes reafirmando a cidadania. É responsável pelo equilíbrio da balança da Justiça. A Câmara dos Deputados continuará apoiando as causas da Defensoria", afirmou Cunha.

Para o defensor público-geral da União, Haman Tabosa Córdova, o Congresso Nacional é o maior parceiro da Defensoria. “Já é uma tradição esta homenagem. E por isso estamos aqui hoje também para agradecer a Casa pelos avanços conquistados pela nossa Instituição no âmbito do Legislativo”, afirmou.

Também participaram da sessão o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Joaquim Neto; o defensor público-geral do Distrito Federal, Ricardo Batista e a diretora de assuntos parlamentares da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, Izabela Simões.

 

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags