Dr. Jorge Silva destaca importância da mídia regional

O deputado participou do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, na última quinta-feira (7).

12/05/2015 às 09:23:00 | 229 visualizações

O deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES) integrará a Mesa Diretora da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, lançada na última quinta-feira (7). O ato contou com a participação de cerca de 80 parlamentares, representantes de entidades de rádios, jornais e emissoras de TV de 20 estados, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, e do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Luís Antônio Alves de Azevedo. A frente pretende ser um espaço para o debate democrático, articular e mediar a relação do Parlamento com a sociedade civil organizada na área dos meios de comunicação, fazer que o Congresso Nacional aperfeiçoe a legislação sobre o tema e, também, estabelecer a mediação com o governo federal para a construção da política de comunicação do País.

Na cerimônia de lançamento, Dr. Jorge Silva destacou a importante contribuição da mídia regional na vida cotidiana da comunidade, “pois a população local quer saber da vida cotidiana da sua região, da sua comunidade, do seu bairro”. Em razão disso, argumentou, é preciso fortalecer os veículos regionais, “que cumprem papel fundamental para o fortalecimento da cidadania”.

O objetivo da frente é lutar pela descentralização do conteúdo, da propaganda e dos recursos aplicados nos meios de comunicação. O presidente da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), informou que fará um levantamento dos projetos sobre o tema em tramitação na Casa: "Uma das tarefas nossas é fazer um inventário de todas as proposições do Executivo e do Legislativo, inclusive toda a parte da mídia digital e de seu financiamento, que temos que aperfeiçoar rapidamente, e outros temas da liberdade de expressão, da regulamentação a partir da experiência de outros países".

De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, iniciativas como essa reforçam a importância da mídia regional para a correta comunicação do governo com todas as regiões do País. "O governo tem a incumbência de fazer chegar ao cidadão aquilo que está sendo feito com o seu dinheiro. Toda forma de fazer com que essa informação chegue de forma transparente, de forma límpida ao conjunto da sociedade brasileira, todas as iniciativas são importantes", observou.

O presidente da Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori Brasil) e Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), Miguel Ângelo Gobbi, além do diretor editorial, Fernando Bond, e do diretor executivo da Adjori em Brasília, Magno Trindade, também prestigiaram o evento.

Com informações da Agência Câmara e do PROS Nacional

Redação PROS na Câmara

Sem tags