Hugo Leal preside audiência pública sobre segurança viária

O debate, proposto pelo deputado, ocorreu na Comissão de Viação e Transporte.

10/04/2015 às 17:15:00 | 221 visualizações

A Comissão de Viação e Transporte discutiu, nessa quinta-feira (9), a importância da estruturação dos órgãos de trânsito em estados e municípios a fim de reforçar as ações por um tráfego mais seguro e reduzir o número de acidentes nas ruas e estradas. O deputado Hugo Leal (PROS-RJ) foi o requerente da audiência e presidiu os trabalhos. 

O encontro debateu a regulamentação do parágrafo 10 do artigo 144 da Constituição Federal, que trata dos órgãos componentes do sistema de segurança pública. Para Hugo Leal, é preciso tratar a segurança viária, assim como se faz na saúde e educação, com integração entre os estados, municípios e o governo federal. “Devemos definir o papel de cada um nas ações, sobretudo, para reduzir o índice de acidentes, uma calamidade”, declarou o parlamentar. 

Para sensibilizar gestores públicos de todo o país a regulamentar a norma, representantes de categorias envolvidas estão realizando audiências nos estados. Até o momento, ocorreram nove reuniões. O presidente da Confederação de Sindicatos de servidores de Detrans nos Estados e no Distrito Federal, Eider Marcos, ressaltou, durante a discussão, a importância da estruturação da carreira de agentes e da melhoria nos órgãos de trânsito. “Precisamos ter um trabalho padronizado em todo o país, atendendo com qualidade. Para isso, temos que estruturar os órgãos”, observou. 

Participaram da audiência o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio Grande do Sul, Jerry Adriane Dias, como representante do Ministério da Justiça; Alberto Angerami, diretor do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran; Eider Marcos - presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans e do Distrito Federal, além de representantes dos Detrans de 15 estados brasileiros.

Com informações da assessoria do deputado Hugo Leal. 

Redação PROS na Câmara

Sem tags