Domingos Neto fará palestra no Encontro do ParlAméricas

O deputado, que é líder do PROS na Câmara, falará sobre inovações democráticas na primeira sessão da VII Cúpula das Américas.

09/04/2015 às 12:21:00 | 291 visualizações

Convidado pelo Parlamento Latinoamericano e de ParlAméricas, o líder do PROS, deputado Domingos Neto (CE) será palestrante na VII Cúpula das Américas que se realiza no Panamá, a partir desta sexta-feira (10). Este ano, o encontro, que agrupa os 34 países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) a cada três ou quatro anos, assume uma importância maior pela participação, pela primeira vez na história, do presidente Raul Castro, após a expulsão de Cuba da OEA em 1962.

Domingos Neto fará uma apresentação sobre inovações democráticas, com uma exposição de 15 minutos durante a primeira sessão da Cúpula. O objetivo, de acordo com o convite feito ao deputado, é criar um espaço para que os parlamentares possam compartilhar as experiências relativas aos seus trabalhos em prol da transparência legislativa. No painel, também farão exposições Alejandro Encinas Rodrigues, senador do México; José Roberto Alejos, congressista de Guatemala; Gina Godoy, assembleísta do Equador; e um membro do Parlamento do Canadá. As exposições, que terão início às 10h e se estendem até às 13h, serão seguidas de debates com todos os participantes.

 O segundo painel, com exposições de parlamentares do Panamá, Chile, Costa Rica, Colômbia e Trinidade y Tobago tratará de Ética Parlamentar. A VII Cúpula das Américas sucede a Cúpula de Cartagena, realizada na Colômbia, em abril de 2012, na qual as nações do continente decidiram, por unanimidade, que novas reuniões não poderiam acontecer sem a presença do governo de Havana, contrariando posição dos Estados Unidos que, nas edições anteriores - de 1994, 1998, 2001, 2005, 2009 e 2012, excluiu o país. Ao final da VII Cúpula das Américas, será aprovado o “Memorando de Entedimiento entre ParlAmericas y el Parlamento LatinoAmericano”.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags