Leônidas Cristino sugere seminário para discutir temas da Educação

O deputado criticou o excesso de requerimentos para convocar o ministro da pasta para falar, a cada 15 dias, sobre o Fies. “Façamos um seminário amplo e vamos deixar o ministro trabalhar”.

08/04/2015 às 17:58:00 | 213 visualizações

Em debate nesta manhã na Comissão de Educação, o deputado Leônidas Cristino (PROS-CE) defendeu a realização de um seminário para discutir todas as dúvidas dos parlamentares relativas à área, com representantes do governo e de instituições públicas e privadas. O parlamentar, que discutia a aprovação de um requerimento para convidar novamente o ministro da Educação para esclarecer pontos do Financiamento Estudantil (Fies), argumentou que o papel da comissão na Câmara é a de transmitir segurança, e não confusão.

“Num seminário, poderemos deixar claras as questões relativas ao Fies, ao Enem e a qualquer outro assunto. Agora, pedir que o ministro venha à Câmara a cada 15 dias para falar do mesmo assunto impede até o governo de trabalhar, fica complicado”, avaliou, ao lembrar que tanto representantes do Ministério da Educação quanto a própria presidente da República, Dilma Rousseff, já deixaram claro muitas vezes que todos os contratos do Fies serão aditados. Além disso, cerca de 210 mil contratos serão criados. “O ministro da pasta diz isso claramente, a presidenta também, mas vem alguém aqui no Parlamento e diz o contrário, sem fundamento nenhum, e gera uma confusão enorme, deixa os estudantes apreensivos”, afirmou.

Para Leônidas Cristino, os deputados que integram a comissão técnica devem acompanhar matematicamente as informações relativas à Educação, inclusive para evitar mal entendidos. “Temos o dado de que 978 mil estudantes já renovaram – em torno da metade dos contratos. Essa é uma informação clara, e nossa função é buscar a clareza. Os estudantes terão a renovação assegurada, conforme dito pela presidente e pelo ministro, e esse problema será solucionado pela clareza dos números”, argumentou. 

Redação PROS na Câmara

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