Balhmann destaca os desafios do novo coordenador da bancada do Ceará

O deputado, que coordenou a bancada por dois anos seguidos, repassou o cargo para José Airton Cirilo, do PT.

07/04/2015 às 20:31:00 | 214 visualizações

O deputado Antonio Balhmann (PROS-CE) repassou nesta terça-feira (7) a coordenação da bancada do Ceará para o deputado José Airton Cirilo (PT), eleito por aclamação. Balhmann coordenou a bancada por dois anos seguidos. Neste ano, no entanto, não se candidatou. Em seu entendimento, é preciso fortalecer a sincronia partidária na bancada e nos governos estadual e federal. “Ter o PT na coordenação da bancada é fundamental porque são do mesmo partido o governador do Ceará, Camilo Santana, e a presidente da República, Dilma Rousseff”, ressaltou, ao lembrar que essa sintonia partidária facilita o trabalho da coordenação e favorece a conquista das demandas do estado.

O parlamentar destacou diversos projetos estratégicos para o desenvolvimento do estado, entre eles a busca de financiamento para a construção da Refinaria Premium II, cujo contrato para as obras foi cancelado pela Petrobras no início deste ano. Outro desafio, destacou, é a construção do polo de tecnologia de saúde, que engloba empresas de ponta nas áreas de interface com o setor, desde a produção de equipamentos até fármacos. A Transnordestina, prosseguiu Balhmann, garante ao Ceará enormes possibilidade de transportes intermodais, com uma nova logística pelo sertão do Ceará e pelo Nordeste. “Hoje, a Transnordestina tem em sua presidência uma figura de fortíssima articulação política, que é o ex-governador Ciro Gomes, o que fortalece o sucesso das demandas”, ressaltou.

Outros projetos relevantes para o estado citados pelo parlamentar são a ampliação do Porto de Pecém, com terminal de óleo e gás, e a construção de uma unidade fixa de regaseificação - para ampliar dos atuais 7 milhões para 12 milhões de metros cúbicos a capacidade do estado de receber gás em forma líquida e regaseificá-lo para as indústrias, as termoelétricas e as siderúrgicas.

Finalmente, Balhmann enumerou como projetos revolucionários para o estado: a transposição do rio São Francisco, “que, associado com o Eixão das Águas, vai alimentar as calhas dos rios da região mais seca da América Latina, com exceção do Deserto do Atacama, que são os Inhamuns do Ceará”; a garantia de recursos para assegurar o custeio e operação da nova infraestrutura de saúde e educação do Ceará; além da duplicação da BR-222.

O novo coordenador da bancada, José Airton Cirilo, terá os deputados Odorico Monteiro (PT) e Cabo Sabino (PR) como coordenadores adjuntos da bancada.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags