Comissão de Seguridade realizará Fórum da Saúde do Casal

O deputado Dr. Jorge Silva, autor do requerimento para o debate, os aspectos médico-sanitários são fundamentais para uma boa relação familiar.

27/03/2015 às 11:41:00 | 204 visualizações

Dois requerimentos do deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES) foram aprovados nesta semana na Comissão de Seguridade Social e Família. O primeiro deles (Req. 38/15) propõe a realização do Fórum da Saúde do Casal. Segundo o deputado, a vida de um casal é afetada por vários aspectos. “Fatores como estabilidade financeira, equilíbrio psicológico, diálogo e respeito mútuos estão na raiz da manutenção de uma boa relação familiar, mas não menos importante estão os aspectos médico-sanitários”, afirmou. Entre esses aspectos, enumerou Dr. Jorge Silva, estão o planejamento da prole, o bom relacionamento sexual e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

O deputado preside a Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem como objetivo valorizar as ações de saúde que proporcionem a prevenção, o tratamento e a reabilitação de moléstias que acometem a população masculina e que representem riscos para a vida dos casais.

Dia do Psicólogo
Também foi aprovado requerimento (Req. 39/15), para a realização de debate sobre projeto de lei que busca instituir oficialmente o dia 27 de agosto como Dia do Psicólogo. Dr. Jorge propõe que sejam convidados a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Mariza Monteiro Borges; o diretor do Instituto de Psicologia da UnB, Hartmut Gunther; e a coordenadora do curso de Psicologia do UniCeub, Simone Roballo.

Como lembrou o parlamentar, o Dia do Psicólogo já vem sendo comemorado no Brasil em 27 de agosto, data escolhida por marcar a regulamentação da profissão e do funcionamento dos cursos pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962. “No entanto, contrariamente ao que ocorre com numerosas profissões, não é uma data oficial, pois não há uma lei que assim a declare”, disse Dr. Jorge.

Redação PROS na Câmara

Sem tags