Domingos Neto destaca aprovação de PEC que garante a presença de mulheres nas Mesas Diretoras

Para o deputado, a democracia se fortalece quando há mais oportunidades aos jovens e às mulheres.

25/03/2015 às 17:13:00 | 110 visualizações

O líder do PROS, deputado Domingos Neto (CE), elogiou em Plenário a aprovação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que garante a presença de, ao menos, uma mulher nas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados, do Senado e das comissões de cada Casa. Para o parlamentar, são medidas como essa que fortalecem a possibilidade de mudança no status quo. “Precisamos fortalecer a democracia dando oportunidades, às mulheres e aos jovens. Tenho convicção de que essa medida será fundamental”, avaliou. Domingos lembrou que a primeira vez que uma mulher participou da Mesa Diretora na Câmara dos Deputados foi na última legislatura, em 2011, quando a então deputada e hoje senadora Rose de Freitas foi primeira vice-presidente da Câmara. 

A PEC foi aprovada na terça-feira por 441 votos a favor, 5 contra e 2 abstenções. O texto será enviado ao Senado. Atualmente, a Constituição faz referência apenas à proporcionalidade da representação partidária na composição das Mesas. Para a autora da proposta, a aprovação da PEC é motivo de celebração. “Coroamos as comemorações do Dia da Mulher nesta Casa. O Parlamento faz justiça e paga uma dívida histórica com as mulheres brasileiras”, disse Luiza Erundina. Ela lembrou que o Parlamento existe há mais de 100 anos mas, mesmo assim, a primeira mulher a assumir um cargo da Mesa da Câmara dos Deputados foi Rose de Freitas.

Avanço
A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) também lembrou a simbologia da aprovação do texto no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), disse que a proposta é um avanço. “Precisa servir de exemplo à sociedade”, afirmou. Para a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), a proposta é apenas o começo. “Somos muito poucas ainda, mas vamos continuar lutando por paridade de gênero”, disse. Atualmente, a Mesa Diretora da Câmara tem a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) na 3ª Secretaria. Já a deputada Luiza Erundina ocupa a 3ª suplência.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Redação PROS na Câmara

Sem tags