Concurso “Eu na Câmara dos Deputados” vai escolher universitários para conhecer a Câmara

Segundo Rafael Motta, idealizador da proposta, a ideia é oferecer a todos os estudantes possibilidade de disputar com igualdade de condições.

24/03/2015 às 19:37:00 | 213 visualizações

Idealizado pelo deputado Rafael Motta (PROS-RN), o concurso “Eu na Câmara dos Deputados” vai escolher dois universitários para participar do Programa Estágio-Visita de Curta Duração da Casa. O objetivo do estágio é possibilitar que estudantes de todo o país tenham acesso ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes. Para participar, é preciso ser indicado por algum parlamentar. “Sabemos que nem todos os estudantes conhecem algum deputado, o que dificulta o seu acesso a um programa como esse. Pensando assim, decidimos lançar o concurso e fazer uma escolha baseada na meritocracia, dando para todos os universitários a possibilidade de disputar, com igualdade de condições”, explicou Rafael.

Todos os alunos que estejam regularmente matriculados em universidades públicas ou privadas do Rio Grande do Norte, reconhecidas pelo MEC, e cursando até o penúltimo período do respectivo curso de graduação, poderão participar do concurso. “Até o momento já recebemos boas redações e acredito que não será tarefa fácil decidir quem serão os ganhadores”, comentou o parlamentar. A correção das redações será feita por dois professores universitários e uma jornalista.

Os vencedores vão acompanhar de perto o funcionamento da Câmara, das suas comissões técnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis e todo o dia a dia da atividade parlamentar.  “Esses estudantes terão a oportunidade de conhecer a rotina do Parlamento. Além de fazer contato de trabalho, o que também é muito importante”, afirmou.

Os candidatos deverão escrever um texto opinativo sobre o tema: “A relação entre a meritocracia e a qualidade do serviço público”. Não é necessário fazer inscrição. O envio da redação é a garantia da participação na seleção.  Para ter acesso ao edital, basta acessar a fanpage do deputado no facebook:  https://www.facebook.com/rafaelmottarn

Redação PROS na Câmara

Sem tags