Educação aprova requerimento para debater a situação do Fies

O deputado Domingos Neto, autor da proposta, acredita que com o discussão será possível conhecer os novos contornos do programa.

18/03/2015 às 20:43:00 | 242 visualizações

A Comissão de Educação aprovou, nessa quarta-feira (18), requerimento do deputado Domingos Neto (PROS-CE), que solicita a realização de audiência pública para debater a situação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan Alencar, participará da discussão. “Esse debate vai nos permitir conhecer os novos contornos e as perspectivas de continuidade do programa”, explicou Domingos Neto.

Segundo informou o parlamentar, o número de novos contratos do Fies cresceu quase dez vezes em cinco anos, passando de 76,2 mil contratos em 2010 para 731,3 mil em 2014. “Atualmente o Ministério da Educação discute uma forma mais organizada de receber novos financiamentos, para evitar que a demanda chegue de maneira aleatória por parte dos estudantes e esteja vinculada a cursos de ensino superior de qualidade”, afirmou.

A intenção do MEC, ressaltou Domingos Neto, é que o Fies passe a ter o mesmo perfil de outros programas para esse nível de ensino, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Redação PROS na Câmara

Sem tags