Domingos Neto é o novo líder do PROS na Câmara dos Deputados

Com 26 anos, o parlamentar é o líder mais jovem da história da Casa a assumir o cargo.

01/02/2015 às 12:32:00 | 190 visualizações

Com 26 anos, o deputado Domingos Neto (CE) assume, a partir deste domingo (1º), a liderança do PROS na Câmara dos Deputados. O parlamentar é o líder mais jovem da história da Câmara a assumir o cargo. Ele substitui o deputado Givaldo Carimbão (AL), que liderou a bancada durante todo o ano de 2014. Os partidos costumam eleger seus líderes anualmente, no início de cada sessão legislativa.

Um dos deputados federais mais bem votados do Ceará nas últimas eleições, Domingos Neto recebeu o voto de 185.226 mil cearenses. Cresceu vendo seus pais atuando na política e decidiu seguir o mesmo caminho. Nascido em Fortaleza, em 29 de abril de 1988, está agora em seu segundo mandato. Na sua atuação na Câmara, presidiu em 2013 a Comissão de Desenvolvimento Urbano e, em 2014, foi presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). 

Tem suas raízes políticas em Tauá, na região de Inhamuns, onde sua família exerce liderança. Em seus pais, encontra, mais que o estímulo, um exemplo para a vida pública. Em sua primeira disputa eleitoral, Domingos Neto conquistou 246.591 votos e quebrou dois recordes: foi o deputado mais votado da bancada cearense e, com 22 anos, o mais jovem parlamentar eleito pelo seu estado. Em 2014, se reelege entre os mais votados do estado.

Na Câmara dos Deputados, atuou nas causas da juventude com destaque nas comissões de Ciência e Tecnologia, e de Turismo. Presidiu em 2011 a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Juventude e buscou a construção de políticas públicas para o segmento, luta coroada com a aprovação do Estatuto da Juventude, que há 10 anos tramitava na Câmara dos Deputados, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 5 de agosto de 2013. Integrou também a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, que trabalha com foco na prevenção dessa chaga social que infelicita os jovens brasileiros e seus familiares, principalmente o crack.

Em 2012, foi eleito para presidir a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. Em 2013, convidado pelo prefeito de Fortaleza, assumiu a Secretaria Extraordinária da Copa com o desafio de preparar a capital do Ceará para receber o Mundial de 2014. Tornou possível que as obras do entorno do Castelão avançassem, garantindo o acesso dos torcedores à Arena, bem como facilitando a mobilidade dos que ali moram. Em articulação com o Ministério do Turismo, ofereceu vagas de cursos de capacitação, favorecendo a qualificação dos serviços da cidade. 

Domingos Neto é bacharelando em Direito.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags