Dr. Jorge Silva cobra ações de prevenção e conscientização para a população masculina

Para o deputado, os programas podem gerar resultados positivos, prevenindo e detectando doenças precocemente.

24/09/2014 às 12:00:00 | 196 visualizações

Um dos problemas de saúde que atualmente afeta muitos brasileiros, mas que não tem ganhado muita notoriedade das autoridades sanitárias, é a incontinência urinária masculina, destacou, em Plenário, o deputado Dr. Jorge Silva (ES). Para ele, é preciso que o poder público programe ações consistentes e regulares de esclarecimento e conscientização da população masculina. “Essas medidas ajudam a prevenir ou detectar precocemente novos casos de câncer de próstata e de outras patologias relacionadas à incontinência urinária”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a implementação de programas voltados para os homens precisa ser muito bem conduzida e ter força para quebrar os preconceitos e as barreiras que os impedem de procurar assistência médica. “É necessário que todos os parlamentares incorporem mais essa luta, exigindo das autoridades ações que gerem resultados positivos, pois só assim os estigmas serão quebrados e a saúde da população masculina será preservada”, ressaltou Dr. Jorge Silva.

O parlamentar informou ainda que uma das causas mais frequentes da doença está relacionada à realização de cirurgias prostáticas, pois durante o procedimento pode haver lesão de alguns nervos, o que leva a perdas urinárias. “É por isso que o mais importante é investir na prevenção do câncer de próstata”, destacou. Além disso, a probabilidade da doença aumenta em função da idade, estando diretamente relacionada a outras enfermidades, como o mal de Parkinson e o mal de Alzheimer. “Pode haver também relação com a diabetes e o excesso de peso, entre outros fatores de risco”, complementou o deputado. 

Redação PROS na Câmara

Sem tags