Paxiuba anuncia a construção de mais dois terminais de transbordo no Pará

Segundo o parlamentar, o empreendimento assegura ao estado vantagens competitivas únicas em relação às outras unidades da Federação.

18/08/2014 às 12:00:00 | 202 visualizações

Em Plenário, nesta terça-feira (5), o deputado Dudimar Paxiuba (Pros-PA) anunciou autorização para a construção de mais dois terminais de transbordo de carga no Rio Tapajós, município de Itaituba (PA). “A construção, ampliação e melhoria de portos graneleiros, sobretudo na região de Miritituba, em Itaituba, Santarém e Vila do Conde, são decisivas para que nossa produção agrícola chegue mais rápida e a custos reduzidos aos países importadores”, afirmou o parlamentar.

A Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport), informou Paxiuba, assinou um contrato de adesão com o Governo Federal. “A outorga, com duração de 25 anos, está sendo concedida pela Secretaria de Portos da Presidência da República, podendo ser renovada por igual período”, explicou. Para o deputado, a construção das plataformas multimodais, combinado a utilização de eixos hidroviários, ferroviários e rodoviários, é fundamental para dotar o País de uma estrutura logística moderna e eficiente. “Esse avanço assegura ao Pará vantagens competitivas únicas em relação às outras unidades da Federação”, ressaltou.

Segundo o parlamentar, o terminal fica a aproximadamente 340 quilômetros da cidade de Santarém e vai beneficiar o escoamento da safra de grãos pelo norte do País, desafogando o trecho norte da BR-163, ainda em fase de duplicação. Para Paxiuba, o empreendimento, além da redução de custos e celeridade no transporte da produção agrícola, servirá para proporcionar uma condição de vida mais digna a todos que residem na área.  

Redação PROS na Câmara

Sem tags