Carimbão faz parte de grupo de mediação pela paz

Parlamento brasileiro irá elaborar documento público pedindo o cessar fogo na Faixa de Gaza.

16/07/2014 às 12:00:00 | 174 visualizações

O líder do Pros, Givaldo Carimbão (AL), participou, nesta quarta-feira (16), de audiência com o presidente do Senado Federal, Renam Calheiros (PMDB-AL), e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), dentre outras autoridades, para discutir medidas que auxiliem o cessar-fogo entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza. “Articulei esta reunião para que o Parlamento possa se pronunciar. Foi criado um grupo de mediação pela paz, que irá elaborar um documento público pedindo o fim do conflito e a retomada das negociações entre os dois lados”, afirmou Carimbão.

Durante a manhã, o parlamentar havia participado de reunião com o embaixador da Palestina, junto com outros parlamentares, para apoiar o clamor pela paz no Oriente Médio. “Muitas pessoas já morreram, queremos o fim do conflito e poder, de alguma forma, oferecer ajuda humanitária a esse povo”, disse.

Carimbão, que já encabeçou outras lutas a favor da paz, foi o primeiro a criar a Secretaria de Estado da Promoção da Paz em Alagoas. “Essa experiência me ajuda a ter a visão da necessidade constante da busca pela paz, que deve ser a de todos nós. E, como representante dos alagoanos, no Congresso Nacional, não poderia me furtar a esta responsabilidade”, explicou.

As tensões entre Israel e Palestina vinham aumentando desde o sequestro de três adolescentes israelenses na Cisjordânia em 12 de junho. Segundo autoridades palestinas, os ataques israelenses deixaram ao menos 192 mortos. A Organização das Nações Unidas estima que mais de três quartos das vítimas sejam civis. Cerca de 1.400 palestinos ficaram feridos. O recente confronto entre o grupo palestino islâmico Hamas e Israel é o mais sangrento desde novembro de 2012, quando uma operação resultou na morte de 177 palestinos e 6 israelenses.

Redação PROS na Câmara

Sem tags