Seminário na Câmara discute acesso à  água, redução tributária, combate às drogas e capacitação tecnológica

O encontro, que será realizado na próxima terça-feira (10), terá quatro mesas de debate com especialistas em cada um dos temas.

06/06/2014 às 12:00:00 | 209 visualizações

A Câmara dos Deputados sedia, na próxima terça-feira (10), no auditório Freitas Nobre, das 9h às 12h, seminário para discutir capacitação tecnológica, universalização do acesso à água, redução da carga tributária e combate às drogas.

Promovido pela liderança do Pros na Câmara, o seminário terá a participação dos deputados, Givaldo Carimbão (AL), que é líder do partido e falará sobre sua atuação no combate, acolhimento, tratamento e reinserção social dos dependentes de drogas; e Ariosto Holanda (CE), engenheiro civil e professor universitário, com muita experiência em pesquisas tecnológicas. Seu tema será capacitação tecnológica da população brasileira.

Mauro Benevides Filho, secretário da Fazenda do Ceará, falará sobre incentivos fiscais e redução de impostos para viabilizar a produção nacional. Finalmente, Eduardo Mota (Codevasf) e Marcos Miranda (Ministério da Integração Nacional) apresentarão o programa Água para Todos.

Propostas concretas
Na última quinta-feira, no Plenário da Câmara, Givaldo Carimbão ressaltou que o seminário tem como objetivo consolidar propostas concretas para que o partido possa colaborar para o desenvolvimento do País. Ao final do encontro, será formatado um documento a ser apresentado à presidente Dilma Rousseff com os quatro eixos definidos pelo partido para sua atuação junto ao governo federal.

“Queremos ser os defensores da população brasileira na questão de água com acessibilidade para todos”, disse Carimbão, ao lembrar que há lugares no Brasil em que há água de sobra, mas as pessoas não têm água de qualidade. “O rio Madeira, por exemplo, transbordou no Norte, mas muitas pessoas não têm água de beber. No Nordeste já é contrário. Mesmo com carro-pipa, as pessoas não têm como armazenar a água em casa. Esse é um problema nacional que precisa ser solucionado”, defendeu.

Segundo o líder, é papel do Parlamento pressionar o Executivo a desenvolver política pública para garantir o acesso à água e direcionar recursos do Orçamento para assegurar os investimentos. Carimbão ressaltou ainda que o Pros, criado em setembro de 2013, conta com dois governadores (Ceará e Amazonas), 21 deputados federais, um senador, além de compor, junto com o PP, a terceira maior bancada da Câmara. O líder ressaltou que “diante dessa representatividade popular, queremos apresentar à presidente Dilma propostas concretas para ajudar os brasileiros”.

Confira a programação do seminário.

Das 9h às 9h30 - Solenidade de Abertura

Deputado Givaldo Carimbão – Líder do PROS na Câmara dos Deputados;

Presidente do Pros, Eurípedes Júnior;

Deputado Ariosto Holanda;

 

9h30 - Palestra de Abertura

Capacitação Tecnológica da População Brasileira

Palestrante: Deputado Ariosto Holanda

Ariosto Holanda, engenheiro civil e professor universitário. Iniciou na vida pública quando assumiu a Secretaria da Indústria e Comér­cio do Estado do Ceará, em 1987. Elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 1990 e hoje está no seu sexto mandato. É membro e fundador da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e vice-presidente e fundador da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas Industriais.

 

10h - Segunda Palestra

Incentivos Fiscais para Viabilizar a Produção Nacional

Palestrante: Mauro Benevides Filho

Mauro Benevides Filho, formado em economia pela Universidade de Brasília e PhD na mesma área pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em outubro de 1985 foi aprovado em concurso público para ingressar no quadro acadêmico do curso de Mestrado e Doutorado em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atualmente é professor. No governo de Cid Gomes foi Secretário de Fazenda do Ceará.

 

10h30 - Terceira Palestra

O Programa Água para Todos os Brasileiros

Palestrantes: Marcos Miranda e Eduardo Motta

Marcos Miranda é economista e coordenador nacional do Programa Água para Todos do Ministério da Integração Nacional.

Eduardo Motta é analista em desenvolvimento regional e engenhei­ro de pesca. Atua há 30 anos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e exerce atualmente a função de coordenador-regional do “Água para Todos” em Alagoas.

 

11h - Quarta Palestra

Uma Nova Política Nacional sobre Drogas

Palestrante: Deputado Givaldo Carimbão

Givaldo Carimbão iniciou sua vida política como vereador de Ma­ceió. Em 1999 chegou à Câmara dos Deputados pela primeira vez e desde então vem assumindo sucessivos mandatos. Em sua vida polí­tica, exerceu por dez vezes a função de líder de bancada, sendo atual­mente líder do PROS e vice-líder da bancada do PP/PROS. Foi relator do Projeto de Lei 7663/10, que dispõe sobre a nova Po­lítica sobre Drogas no Brasil. É autor do livro: “Crack leva a segurança pública a jogar dinheiro pelo ralo”.

Redação PROS na Câmara

Sem tags