Aline Sleutjes acredita em avanços para o setor de suinocultura

A afirmação foi feita durante audiência pública realizada para discutir soluções para os problemas que o setor vem enfrentando.

05/07/2022 às 15:35:21 | Atualizada em 05/07/2022 às 15:40:15 | 115 visualizações

A Comissão de Agricultura, Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou, nesta terça-feira (05), uma Audiência Pública para debater medidas para mitigar os prejuízos financeiros enfrentados pelo setor da suinocultura nacional. A reunião é resultado do requerimento da líder do PROS, deputada Aline Sleutjes (PR).

“Foi uma audiência extremamente rica. Pudemos ouvir todos os interessados desde o Ministério da Economia, da Agricultura, as entidades representantes e os próprios produtores. Fico feliz com os encaminhamos do representante do Ministério da Economia, Rogério Boueri, que se prontificou a conversar com os outros ministérios que tem relação direta, por exemplo, com a compra dos produtos com incentivo através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), para que absorva esse excesso de produção suína nesse momento”, explica a parlamentar.

A deputada argumentou ainda que as estimativas para o futuro são boas. “O que nós pudemos ver aqui pelo encaminhamento também por parte das instituições, é que temos boas estimativas para frente, novos mercados iniciando, o Canadá iniciando, outros estados ficando livres de febre aftosa, isso dá uma competitividade maior. Abrimos um novo leque para vendermos o nosso produto para outros países que antes não compravam. Então eu saio dessa audiência com a esperança de termos logo retorno por parte dos ministérios”, afirmou.

Rogério Boueri, Chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, agradeceu o convite da parlamentar e colocou o ministério à disposição.

“A minha mensagem final aqui é que o Ministério da Economia e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estão dispostos a tomar medidas dentro dos limites orçamentários e financeiros disponíveis para ajudar esse setor tão importante. Nós precisamos, primeiro de tudo, começar o Plano Safra. Começado o Plano Safra, nós vamos ficar atentos sobre quais situações podem ser adaptadas”, explicou Boueri.

A audiência contou com representantes de diferentes instituições:

Coordenador-Geral de Culturas Perenes e Pecuária, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SPA/MAPA: João Antonio Fagundes Salomão;

Chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia: Rogério Boueri;

Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA: Ricardo Santin;

Conselheiro de Mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS: Valdecir Folador;

Presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA: Marcelo Valles Bento

Redação PROS na Câmara