Aline Sleutjes defende legislação eficiente para fertilizantes e defensivos

“Temos que fabricar os nossos produtos. Precisamos votar legislações que estão amarrando, limitando e bloqueando a produção nacional”, afirma a líder do PROS, deputada Aline Sleutjes.

15/06/2022 às 11:46:50 | 77 visualizações

A líder do PROS, deputada Aline Sleutjes (PR), destacou em Plenário, nesta quarta-feira (15), a importância dos incentivos para a fabricação de fertilizantes e defensivos pelo Brasil. A parlamentar defende mudanças na legislação para que o país possa produzir os próprios produtos.

“Infelizmente, nos últimos 40 anos da nossa história, nós fomos fechando as nossas fabricações de fertilizantes e fomos importando cada vez mais. Saímos da importação de 20% e hoje chegamos, no caso de alguns tipos de fertilizantes, a 95% de importação. Temos dependência total de países como a Rússia, que hoje está em guerra e que fecha, em muitos momentos, a questão de encaminhar os nossos produtos para cá, deixando o agro sempre com um desespero”, explica.

A parlamentar ressaltou também a importância da agricultura para o Brasil e a necessidade de investimentos no setor para o crescimento do país.

“Hoje, somos responsáveis por mandar alimento para mais de 170 países no mundo. Isso representa mais de 1 bilhão de pessoas no mundo que dependem do nosso país. No Brasil temos um agro sustentável, um agro que tem tecnologia, que tem desenvolvimento, que é preocupado com o meio ambiente, que é parceiro do meio ambiente”, afirma.

Sleutjes lembrou, ainda, a importância do investimento em defensivos agrícolas, produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações.

Confira abaixo o discurso completo:

Redação PROS na Câmara