Projeto cria Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira

A proposta, de autoria da deputada Aline Sleutjes, pretende aumentar a produtividade, ampliar o mercado interno e externo e elevar a qualidade do leite brasileiro.

16/05/2022 às 15:43:57 | 217 visualizações

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 207/22, que institui a Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira. A autora do texto, deputada Aline Sleutjes (PR), explica que por meio do estímulo à produção, transporte, industrialização e comercialização do produto em categoria superior, a proposta vai aumentar a produtividade, ampliar o mercado interno e externo de leite e elevar a sua qualidade.

“Vamos assegurar ao nosso país autossuficiência na produção de leite e derivados, garantindo aos produtores uma remuneração justa e segura de seu trabalho. Por meio de uma política pública com planejamento e ações concretas que estimulem a produção leiteira, vamos garantir ao consumidor brasileiro o acesso a produtos lácteos nacionais de excelente qualidade e preços justos”, explica.

Aline Sleutjes ressalta, ainda, que a aprovação da proposta poderá movimentar a economia, gerando mais empregos e renda aos produtores.

“Acreditamos que a adoção de medidas coordenadas e planejadas, com a devida participação das entidades representativas dos produtores e dos representantes estatais, poderá contribuir para expansão da produção de leite e derivados em todo Brasil, possibilitando a geração de emprego e renda aos produtores de leite brasileiros”, afirma.

O projeto tramita apensado ao Projeto de Lei 9793/2018, que propõe garantias mínimas ao produtor de leite nacional. A matéria, que está sujeita à apreciação conclusiva das comissões, aguarda apreciação da Comissão de Agricultura.

Redação PROS na Câmara