Gastão Vieira lamenta aumento do número de crianças não alfabetizadas

“Infelizmente, eu já tinha a intuição de que a ausência presencial dos alunos nas salas de aula traria uma queda enorme na alfabetização das crianças. Algumas não aprenderam a ler e outras desaprenderam”, alerta o deputado Gastão Vieira.

14/02/2022 às 17:14:21 | Atualizada em 15/02/2022 às 20:52:11 | 215 visualizações

O deputado Gastão Vieira (MA) comentou o resultado da pesquisa da organização “Todos Pela Educação”, que comprovou o aumento em 1 milhão no número de crianças de 6 e 7 anos não alfabetizadas no Brasil.

O estudo foi produzido com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2012 a 2021 e compara os números correspondentes ao terceiro trimestre de cada ano. O estudo também analisa os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a Educação Pública brasileira.

Segundo a organização, a não alfabetização das crianças em idade adequada traz prejuízos para aprendizagens futuras e aumenta os riscos de reprovação, abandono e/ou evasão escolar. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a alfabetização como foco principal da ação pedagógica nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Confira o vídeo completo:

Redação PROS na Câmara