Gastão Vieira ressalta a importância das votações no primeiro semestre de 2022

Para o parlamentar, em ano de eleição, a Câmara precisa criar uma estratégia para funcionar intensamente até junho.

09/02/2022 às 18:32:41 | Atualizada em 09/02/2022 às 18:46:33 | 264 visualizações

O deputado Gastão Vieira (MA) afirma que até junho a Câmara dos Deputados precisa focar o seu trabalho em aprovar matérias importantes.

“O ano legislativo que coincide com as eleições é um ano atípico, é preciso, portanto, que a Casa crie uma estratégia para funcionar intensamente até junho”, comenta.

Para o parlamentar, o novo Código de Processo Penal, a Reforma Tributária e a diminuição do preço dos combustíveis são temas que precisam ser discutidos este ano.

“Precisamos discutir o novo Código de Processo Penal, esse é um debate que precisa ocorrer este ano. Também é necessário acertar alguma coisa em relação à Reforma Tributária e sobre a diminuição do preço dos combustíveis. Pauta é o que não vai nos faltar, o que vai nos faltar é tempo”, afirma o deputado.

Em ano de eleições, as atividades dentro do Congresso Nacional ficam um pouco diferentes dos outros anos. No período eleitoral, os parlamentares precisam estar em suas cidades em campanha na base eleitoral. Esse é o momento em que podem ver de perto quais são as necessidades e características de cada lugar. Com tanto trabalho a fazer longe do Congresso, os parlamentares ficam ausentes durante boa parte do período entre o fim do recesso de julho e o mês de outubro, quando acontecem as eleições.

Em geral, tanto os trabalhos das comissões quanto as votações em plenário ficam suspensos. Mas, para evitar que todo o trabalho nas Casas fique totalmente paralisado, também é comum que os parlamentares juntem várias matérias que precisam ser analisadas para debatê-las e votá-las em sessões chamadas de “esforço concentrado”.

Confira o vídeo completo:

Redação PROS na Câmara