Weliton Prado trabalhou no combate ao câncer e na defesa do consumidor

O parlamentar, que presidiu a Comissão Especial de Combate ao Câncer, ressaltou a importância do acesso a exames e tratamentos de quimioterapia e radioterapia na luta contra a doença.

31/01/2022 às 13:02:47 | 284 visualizações



O deputado Weliton Prado (MG) teve, em 2021, como bandeiras do seu mandato pautas relacionadas à defesa do consumidor e ao combate do câncer. O parlamentar reafirmou seu compromisso público registrado em cartório para destinar 100% de suas emendas para o tratamento de câncer e para a assistência à saúde pública.

“Já destinei cerca de 60 milhões de reais em emendas. Sabemos que quem tem câncer tem pressa. É uma doença que tem cura e as pessoas têm direito ao diagnóstico e ao tratamento”, afirmou.

O parlamentar foi presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer.

“É a primeira comissão de combate ao câncer do Brasil. Uma comissão muito importante que vai acompanhar os estudos, diagnósticos, o acesso aos exames e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Temos mais de 70% dos tratamentos de câncer feitos na rede pública. Precisamos garantir os medicamentos e aprovação na Anvisa. O câncer a cada 4 semanas que se atrasa o tratamento, aumenta a possibilidade de morte em 13%. Precisamos de um tratamento rápido e eficaz. Quem tem câncer, tem pressa!”, ressaltou.

Prado destinou emenda de R$ 50 milhões de reais para a construção do novo pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O parlamentar lembrou que a obra, iniciada em 2012, já teve várias paralisações por conta de problemas no projeto.

Na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado conseguiu a devolução de 1,5 bilhão de reais na conta de luz dos consumidores mineiros após solicitação atendida pela Aneel referente à cobrança indevida do ICMS na base de cálculo do Pis/Pasep e Cofins. O parlamentar integrou a Comissão de Defesa do Consumidor e a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, além de ter sido presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer.

Em dezembro, assumiu a liderança do PROS. Como líder, lutou no Colégio de Líderes pela aprovação de pautas importantes para a população, especialmente relacionadas à saúde, com destaque para a proposta que cria o fundo nacional para o enfrentamento do câncer.

Redação PROS na Câmara