Uldurico Junior pede urgência em ações para atender as famílias atingidas pelas chuvas

“Precisamos de socorro, temos cidades debaixo d’água”, alertou durante a reunião da Bancada Baiana o deputado Uldurico Junior.

28/12/2021 às 17:41:32 | Atualizada em 28/12/2021 às 17:59:13 | 270 visualizações

 

A Bancada da Bahia se reuniu, nesta terça-feira (28), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para discutir soluções e ações legislativas para organizar de forma urgente o atendimento às famílias atingidas pelas chuvas no Estado da Bahia. O deputado do PROS, Uldurico Junior (BA), participou da reunião e alertou para a urgência para o socorro ao povo baiano. São mais de 100 cidades em situação de emergência por causa das chuvas.

“Além das enchentes que temos lidados, tivemos o alerta do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, com o volume de água das barragens. Ao menos 10 delas estão em nível crítico, por causa das fortes chuvas. Precisamos de socorro, temos cidades debaixo d’água. A nossa Bancada está reunida para buscar soluções legislativas para organizar de forma urgente as ações para atender as famílias atingidas pelas chuvas”, explica o deputado.

Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), mais de 16 mil pessoas estão desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 19 mil ficaram desalojadas (tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitavam de abrigo).


Como ajudar?
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está arrecadando donativos para as vítimas das chuvas em todo o estado. As doações serão recolhidas em todos os quartéis.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA) também tem arrecadado doações para vítimas das fortes chuvas no extremo sul do estado. Alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene e limpeza devem ser entregues na sede do órgão.


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) abriu a sede localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para a arrecadação de donativos. O TRE funcionará das 9h às 17h como ponto para entrega de colchões, cobertores, itens de higiene, água potável, alimentos não perecíveis e roupas.


Os usuários que transitam pelo Sistema BA-093, administrado pela Concessionária Bahia Norte, podem doar alimentos não perecíveis, água e cobertores para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Os donativos podem ser entregues nas praças de pedágio localizadas na BA-535 (Via Parafuso), BA-526 (CIA-Aeroporto), BA-524 (Canal de Tráfego) Via Metropolitana e BA-093, todas com funcionamento 24 horas. A mobilização faz parte da campanha S.O.S. Sul da Bahia, que integra instituições públicas e privadas.

Redação PROS na Câmara