Gastão Vieira participa do IX Fórum Jurídico de Lisboa

O parlamentar foi um dos debatedores da mesa-redonda “Trabalho 4.0”.

17/11/2021 às 17:07:37 | 81 visualizações



O deputado Gastão Vieira (MA), participou, na terça-feira (16), da mesa-redonda “Trabalho 4.0”, realizada durante o IX Fórum Jurídico de Lisboa. O evento é promovido pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pelo ICJP (Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Durante a palestra, o parlamentar apresentou números recentes sobre a baixa eficácia do letramento no país, que teria piorado durante a pandemia.

“Estou convencido de que é preciso formar mão de obra para o futuro que está vindo. Para isso, porém, teremos de melhorar consideravelmente a entrada da criança na escola, onde se dá o processo de alfabetização. Nossa distorção idade/série chega a 50%”, lamentou.

O parlamentar ressaltou, ainda, a importância de políticas de promoção do emprego, primeiro emprego e estágio. Vieira informou que, atualmente, existe uma lei de estágio e uma lei de primeiro emprego que são revistas periodicamente, mas os resultados ainda são modestos.

“A intenção de proteger os jovens de potencial exploração resulta em requisitos que acabam desencorajando o empresariado a contratar os jovens – seja para programas de estágio seja para programas de primeiro emprego. Sabemos que a educação e a formação profissional não geram emprego, mas que uma depende da outra,” pontuou.

Com o tema “ Sistemas Políticos e Gestão de Crises”, o IX Fórum Jurídico de Lisboa se encerra hoje (17). O evento ocorre anualmente e tem como objetivo debater importantes questões do Direito Constitucional contemporâneo, a partir do diálogo entre os sistemas jurídicos português e brasileiro.

Redação PROS na Câmara