Aprovado projeto sobre valorização da literatura regional nas universidades federais

“Não há como exigir um conhecimento universal sem o conhecimento das raízes e da origem de cada cidadão”, afirma o autor da proposta, deputado Capitão Wagner.

08/10/2021 às 10:52:18 | Atualizada em 15/10/2021 às 10:01:02 | 211 visualizações

A Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei 6258/19, de autoria do deputado Capitão Wagner. A proposta tem como objetivo valorizar a literatura regional em universidades federais.

“A proposição busca proporcionar a necessária e completa formação, em benefício de toda a sociedade, dos cidadãos e dos estudantes universitários, através do conhecimento e reafirmação dos valores literários regionais e locais. Não há como exigir um conhecimento universal sem o conhecimento das raízes e da origem de cada cidadão. Em outras palavras: não se pode cobrar do acadêmico o domínio, por exemplo, da literatura russa se ele desconhece a literatura do estado onde nasceu”.

O texto aprovado é o substitutivo da deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP). Segundo o parecer da relatora, as universidades públicas federais ficam obrigadas a zelar pelo conhecimento da literatura e cultura regional e local e das expressões culturais originadas da diversidade étnico-racial de cada estado.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Redação PROS na Câmara