Projeto cria o Dia Nacional do Terço dos Homens

“O Terço dos Homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade”, explica o autor da proposta, deputado Eros Biondini.

10/08/2021 às 12:58:05 | 430 visualizações

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2676/21, de autoria do deputado Eros Biondini (MG), que institui o Dia Nacional do Terço dos Homens a ser celebrado no dia 8 de setembro. Para o deputado, o Terço dos Homens tem profundo significado devocional para os católicos brasileiros e serve para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano.

“O Terço dos Homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações, mediante esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”, explica.

Segundo o projeto, o Terço dos Homens foi instituído, no Brasil, por Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado da Vila da Providência, hoje Itabi, no estado de Sergipe. O movimento começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que faziam essa oração na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões do movimento.

“Sua prática está presente em todo o País, já sendo comum encontrar estados e cidades em que sua instituição é comemorada. Vários estados já criaram, por lei, os respectivos dias comemorativo, como, por exemplo, os estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo”, afirma o deputado.

Redação PROS na Câmara