Weliton Prado é eleito presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer

“É a primeira Comissão de Combate ao Câncer do Brasil. Uma comissão muito importante que vai acompanhar os estudos, diagnósticos, o acesso aos exames, e tratamentos de quimioterapia e radioterapia”, afirma o deputado e presidente da Comissão, Weliton Prado.

10/06/2021 às 15:57:57 | Atualizada em 10/06/2021 às 16:15:54 | 178 visualizações

O deputado Weliton Prado (MG) foi eleito por unanimidade , nesta quinta-feira (10), presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer. A comissão foi instalada hoje e realizou a eleição do presidente e dos vice-presidentes.

“Agradeço a Deus por essa grande oportunidade. É a primeira comissão de combate ao câncer do Brasil. Uma comissão muito importante que vai acompanhar os estudos, diagnósticos, o acesso aos exames e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Acompanhar se a legislação atual está sendo cumprida, mas já sabemos que vários pontos estão sendo descumpridos como as Leis dos 60 dias e dos 30 dias”, afirmou o parlamentar.

Segundo Weliton Prado, a comissão também irá incentivar a vacina contra o HPV, e garantir no SUS as novas metodologias no combate ao câncer que estão disponíveis só na rede privada, mas que precisam ser disponibilizadas para população carente.

“Temos mais de 70% dos tratamentos de câncer feitos na rede pública. Precisamos garantir os medicamentos e aprovação na ANVISA. O câncer, a cada 4 semanas que se atrasa o tratamento, aumenta a possibilidade de morte em 13%. Precisamos de um tratamento rápido e eficaz. Quem tem câncer, tem pressa!” ressalta o deputado.

Prado é um parlamentar que tem o compromisso de destinar suas emendas para o tratamento de câncer e para a assistência à saúde pública.

Redação PROS na Câmara