Bancada do Paraná apresenta vacina contra Covid-19 para ministro Marcos Pontes

“A intenção é articular uma emenda impositiva para o financiamento da vacina, destinando orçamento do ministério para a UFPR avançar rápido na pesquisa e ajudar na imunização dos brasileiros”, disse o coordenador da Bancada, deputado Toninho Wandscheer.

26/05/2021 às 17:36:14 | 221 visualizações

O coordenador da Bancada do Paraná, deputado Toninho Wandscheer (PR), participou, nesta terça-feira (25), de reunião por videoconferência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, para apresentar detalhes da vacina contra a Covid-19 a ser desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além do deputado e demais parlamentares participaram também da reunião o reitor e professores da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, Emanuel Maltempi de Souza e Helton José Alves.

A vacina, que está em desenvolvimento na universidade, encontra-se na fase pré-clínica, ou seja, está sendo testada em animais. O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional, podendo ser recombinado para atender variantes do SARS-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue. O reitor lembrou que a vacina deverá finalizar a fase pré-clínica em um prazo de seis meses, quando vai precisar de recursos financeiros para realizar os testes clínicos, em seres humanos.

“Foi uma reunião positiva. A Bancada está unida mais uma vez em torno deste importante projeto para o nosso estado e o país. A intenção é articular uma emenda impositiva para o financiamento da vacina, destinando orçamento do Ministério para a UFPR avançar rápido na pesquisa e ajudar na imunização dos brasileiros. Apoiamos 100% a vacina paranaense”, explica o deputado.

Redação PROS na Câmara