Capitão Wagner comemora a aprovação do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

“A celebração desse dia vem para ressaltar a importância da conscientização de familiares, cuidadores e profissionais da saúde sobre os cuidados adequados com essas crianças de extrema vulnerabilidade”, explica o relator da matéria, deputado Capitão Wagner.

27/04/2021 às 17:56:26 | Atualizada em 27/04/2021 às 18:11:09 | 205 visualizações

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei 5114/19, que cria o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a ser comemorado anualmente em 18 de fevereiro.

A matéria foi relatada pelo deputado e líder do PROS, Capitão Wagner (CE), que destacou a importância da celebração da data.

“A criação do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada vem para ressaltar a importância da conscientização de familiares, cuidadores e profissionais da saúde sobre os cuidados adequados com essas crianças de extrema vulnerabilidade. Além disso, orienta e padroniza condutas técnicas”, afirma.

Em seu parecer, o relator aceitou emenda do deputado Enio Verri (PT-PR) e incluiu dispositivo no projeto para tornar claro que nesse dia serão desenvolvidas atividades intersetoriais para promover ações de conscientização e esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças traqueostomizadas. Essas atividades serão direcionadas aos profissionais de saúde, à comunidade acadêmica, aos familiares e à população em geral.

“A traqueostomia é uma cirurgia que pode ser definitiva para algumas crianças que já têm problema neurológico ou que dependem de ventilação mecânica, mas o que se verifica é que, na maior parte dos casos, esse procedimento pode ser temporário. Certo é que, nesse processo, são necessários vários cuidados”, explica Capitão Wagner.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para facilitar a entrada de ar nos pulmões.

A matéria segue agora para o Senado.

Redação PROS na Câmara