Vacinação e reforma tributária estão entre as prioridades de Clarissa Garotinho para 2021

“A atuação do Congresso será fundamental para podermos superar mais um ano difícil pela frente. Os desafios são enormes”, comenta a parlamentar.

09/02/2021 às 12:29:05 | Atualizada em 09/02/2021 às 13:13:03 | 424 visualizações

A deputada federal Clarissa Garotinho (RJ) afirma que a vacinação contra a Covid-19, a discussão da reforma tributária, o fortalecimento da sua atuação em comissões temáticas, especialmente a de Agricultura e a de Minas e Energia, e a defesa do Rio de Janeiro na disputa sobre distribuição de royalties serão prioridades no seu mandato em 2021.

Em relação à pandemia, a parlamentar ressalta a importância da vacinação e a necessidade de que todo o processo para imunização avance da forma mais rápida possível.

 “A atuação do Congresso será fundamental para podermos superar mais um ano difícil pela frente. Os desafios são enormes. A começar pela vacinação, o mais importante deles. Felizmente, já começamos a vacinar a população, mas precisamos, dentro do menor tempo possível, estender o benefício a todos os brasileiros em idade de imunização. Será um esforço conjunto”, afirma. 

Para Clarissa Garotinho, a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados foi uma vitória importante para Casa. A deputada acredita que agora será possível retomar o diálogo com o Executivo e aprovar matérias importantes para o Brasil.

“A eleição do deputado Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados foi um passo importante. Ao retomarmos um diálogo maduro da Casa com o Executivo, mantendo o respeito entre os diferentes poderes, poderemos destravar uma agenda importante para o Brasil, que estava parada por questões políticas”, comenta.    

Outra pauta importante para este ano, segundo a deputada, será o debate da reforma tributária. Na sua avaliação, essa é a reforma mais importante para o país atualmente.

“O Brasil precisa crescer, e, para isso, é necessário também fazer avançar projetos como a reforma tributária. Essa é a reforma mais importante para o Brasil hoje. Tenho dito que precisamos fazer uma reforma ‘3D’, com três eixos: distribuição, desoneração e desburocratização dos tributos.  A partir de um novo modelo de distribuição das receitas tributárias, conseguiremos dar fôlego a municípios que estão à míngua por causa da pandemia”.

 Clarissa Garotinho também pretende estender a sua atuação nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Segundo ela, existem temas específicos que são discutidos em comissões que interessam ao Rio de Janeiro.

“Fiz parte, nos últimos anos, da comissão mais importante da Câmara dos Deputados, a  Comissão de Constituição e Justiça. Ali, participamos de discussões muito importantes para o país.  Mas, nesta segunda etapa do nosso mandato, quero fortalecer minha presença em comissões temáticas, especialmente a de Agricultura e a de Minas e Energia. Existem temas mais específicos debatidos nessas comissões que têm relação direta com a vida e a economia dos municípios, tanto os do Rio de Janeiro como de todas as federações do país”.

Também fará parte da lista de prioridades da deputada a defesa do Rio de Janeiro na disputa sobre distribuição de royalties em discussão no Supremo Tribunal Federal entre estados produtores e estados não produtores de petróleo.

“Em relação a esse assunto, conseguimos algumas vitórias no ano passado, principalmente o adiamento da apreciação dos ministros do STF. Mas ainda temos uma batalha longa pela frente”, pontua.

Redação PROS na Câmara