Projeto determina que planos de saúde forneceram o exame de PET-SCAN para pacientes com câncer de próstata

“O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens brasileiros, com mais de 60 mil novos diagnósticos anualmente no nosso País. O prognóstico poderia ser melhor, com o acesso a um diagnóstico mais preciso e precoce”, afirma o deputado e autor do projeto Weliton Prado.

04/05/2020 às 14:42:30 | Atualizada em 04/05/2020 às 15:05:36 | 192 visualizações

O deputado federal, Weliton Prado (MG), protocolou o Projeto de Lei 2.316/20 que institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata, para incluir a cobertura, por planos
de saúde, do exame de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET-SCAN) para pacientes com câncer de próstata

“O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens brasileiros, com mais de 60 mil novos diagnósticos anualmente no nosso País. Apesar dos avanços científicos em exames e tratamentos, ainda morrem mais de 15 mil homens por ano com essa doença no Brasil.O prognóstico poderia ser melhor, com o acesso a um diagnóstico mais preciso e precoce pode ser importante, por exemplo, na investigação de metástases ou recidiva do câncer”, explica o deputado.

O projeto determina que às operadoras de planos de saúde deverão custear o PET-SCAN para pacientes com câncer de próstata, mediante prescrição do médico assistente, quando houver indicação técnica, na forma do regulamento.

Redação PROS na Câmara