Weliton Prado solicita ao Ministério da Saúde liberação de equipamentos e recursos para instalação de leitos de UTI para o combate ao Coronavírus

“Ressaltamos a grave urgência que aflige a população das cidades mineiras de Frutal, Ituiutaba e Monte Carmelo. Os hospitais, nos três municípios mineiros, atendem à população de outras cidades” explica o deputado federal Weliton Prado.

03/04/2020 às 15:32:19 | Atualizada em 03/04/2020 às 17:15:43 | 642 visualizações

O deputado federal, Weliton Prado (MG), protocolou requerimento de Indicação solicitando ao Ministério da Saúde, a liberação de equipamentos e recursos de custeio para instalação nas cidades mineiras de Frutal, Ituiutaba e Monte Carmelo de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para assistência no combate à pandemia do Coronavírus.

“Ressaltamos a grave urgência que aflige a população das cidades mineiras de Frutal, Ituiutaba e Monte Carmelo, pois necessitam de liberação de verbas para instalação e custeio de novos leitos de UTI. Nas três localidades registramos que já existem, parcialmente, meios físicos para a instalação dos leitos, todavia pendentes os meios financeiros para a finalização da instalação e para o custeio. Outro ponto que merece destaque é que os hospitais, nos três municípios mineiros, atendem à população das regiões respectivas” explica o deputado.

Segundo o requerimento, os municípios de Frutal e Monte Carmelo possuem as UTIs, mas aguardam a instalação e habilitação dos equipamentos. Em Ituiutaba, há a possibilidade de ampliação em 10 leitos de UTI no Hospital São José junto aos 14 já existentes, conforme estudo da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, órgão vinculado ao Estado de Minas Gerais. “Essa urgência, para os três municípios, é pública e notória e foi multiplicada pela pandemia de Coronavírus que colocou carga maior nos poucos leitos hospitalares de Minas Gerais, sejam de enfermaria ou UTI”, afirma o deputado.

Redação PROS na Câmara