Câmara dos Deputados inicia mais um ano legislativo

“Iniciamos nossas atividades com muitas expectativas para o segundo ano do mandato. Assumo o compromisso de dar continuidade aos trabalhos e defender bandeiras como mobilidade urbana, defesa do consumidor, simplificação de tributos, e principalmente dar encaminhamento às emendas e projetos que beneficiem a população”, afirma o novo líder do PROS deputado Acácio Favacho.

03/02/2020 às 18:44:06 | Atualizada em 03/02/2020 às 18:50:28 | 281 visualizações



O Congresso Nacional retomou nesta segunda-feira (3) às 15 horas o ano legislativo com a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2020 (2º sessão legislativa da 56ª legislatura), após o recesso de fim de ano.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Mesa do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, do procurador-geral da República, Augusto Aras, e da 1ª secretária da Mesa do Congresso, deputada Soraya Santos (PL-RJ).

Em seu discurso o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, destacou o protagonismo do Legislativo no primeiro ano da nova legislatura. Ele citou a aprovação de mudanças no Orçamento, como as emendas de bancada impositivas e a transferência direta de recursos para prefeituras. Maia ressaltou ainda a aprovação da reforma da Previdência e do marco legal do saneamento.

“O Congresso está passando a ocupar um lugar que é seu por direito – como epicentro do debate e da negociação em torno das questões vitais para o desenvolvimento do nosso País”, afirmou Rodrigo Maia.



Para o novo líder do PROS, deputado Acácio Favacho (AP), o ano legislativo vem com novos desafios para os parlamentares. “Já estamos de volta às atividades e com muitas expectativas para o segundo ano do mandato de deputado federal pelo estado do Amapá e como líder da bancada do PROS aqui na Câmara. Assumo o compromisso de dar continuidade aos trabalhos da bancada defendendo todas as bandeiras como mobilidade urbana, defesa do consumidor, simplificação de tributos, votação das medidas provisórias e principalmente dar encaminhamento às emendas e projetos que beneficiem a população e que já tramitam aqui nessa casa”, afirma o deputado.

A mensagem presidencial do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi lida pela 1ª secretária da Mesa do Congresso, deputada Soraya Santos. No texto o presidente destaca que, em seu primeiro ano de governo, foram realizadas “missões amplamente produtivas” para a reaproximação do Brasil de outros países, destacando a assinatura de acordos comerciais para agregar valor aos recursos naturais, e quanto à infraestrutura detalhou cerca de 300 projetos prioritários, incluindo privatizações de empresas públicas.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli falou em nome do Poder Judiciário na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos. Toffoli fez um discurso em defesa da harmonia entre os poderes da República e elogiou o papel do Legislativo na democracia brasileira.

Com informações da Agência Câmara

Redação PROS na Câmara