Deputados do PROS recebem treinamento sobre Fundamentos de Macroeconomia e Aspectos Relevantes de Tributação

Nesta terça-feira (10), os deputados do PROS iniciaram o treinamento com Luis Vivanco doutor em Economia pela FGV para conhecer e aprofundar o conhecimento das relações entre as variáveis macroeconômicas e aspectos tributários.

10/09/2019 às 11:08:20 | Atualizada em 10/09/2019 às 11:12:05 | 191 visualizações



A Liderança do PROS da Câmara dos Deputados recebeu nesta terça-feira (10) Luis Vivanco, mestre em Economia pelo IBMEC Business School e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas para realizar treinamento dos deputados federais. O Curso, de iniciativa da Fundação Pros, teve como objetivo esclarecer e aprofundar o conhecimento dos parlamentares quanto as relações entre as principais variáveis macroeconômicas e os aspectos tributários.

"O tema é caro para o partido, por ser a Reforma Tributária uma das bandeiras do Pros. Por isso, entendemos a necessidade de realizar o treinamento e esclarecer as dúvidas dos parlamentares para que eles possam se posicionar quanto ao texto da Reforma”, afirma o presidente da Fundação PROS Felipe Espírito Santo.

No treinamento foram tratados também temas como: a mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços; as políticas monetária e fiscal e aspectos tributários; a mensuração da atividade econômica; estimativa do PIB; identidade Nacional da Economia; relações Macroeconômicas; os Aspectos Tributários Relevantes e a Reforma Tributária.

Luis Vivanco
Especialista em Macroeconomia/Microeconomia e há 18 anos ministra as disciplinas nas mais renomadas instituições de ensino do país e do exterior. Atualmente é membro do Departamento de Governança Corporativa da Casa da Moeda do Brasil, atuou como consultor das empresas: BANESE, Correios, Segmedic e Vale. É autor das seguintes obras pela Editora Ferreira: Economia para Concursos, Questões de Economia e Estatística Aplicada, além de inúmeros artigos econômicos publicados na Brazilian Business Review, BBC Londres e Conjuntura EconômicaFGV. Recentemente atua como professor convidado da Universidade de Chicago.

Reforma Tributária
A proposta altera a Constituição extinguindo três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS), todos incidentes sobre o consumo. A ideia é simplificar a carga tributária e criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência de todos os entes federativos, e outro sobre bens e serviços específicos (apenas federal).

A segunda aula do treinamento está prevista para a próxima terça-feira (24).

Redação PROS na Câmara