Deputado Acácio Favacho destaca tradições culturais do Estado do Amapá

“As festas do Divino Espírito Santo e de São Thiago, reúnem milhares de amapaenses e turistas na comunidade de Mazagão Velho, e há 242 anos, apresentam um grande espetáculo a céu aberto, revivendo a batalha entre Mouros e Cristãos. O Amapá é tradição, e preserva a cultura de um povo que mora na esquina do rio Amazonas, com a linha do Equador”, afirma o deputado.

23/08/2019 às 09:06:00 | 119 visualizações


O deputado federal Acácio Favacho (AP) comemorou o Dia do Folclore celebrado em 22 de agosto em suas redes sociais. O deputado homenageou as tradições culturais do Estado do Amapá.

“Na terra do batuque e do marabaixo, o canto, o som dos tambores e a dança retratam as manifestações herdadas dos nossos irmãos negros que vieram da África. A valorização dessa cultura culmina com o Ciclo do Marabaixo, que mobiliza várias comunidades tradicionais”, destacou o deputado.

O parlamentar citou ainda, os festejos religiosos que reúnem milhares de amapaenses e turistas de todo o país. “As festas do Divino Espírito Santo e de São Thiago, reúnem milhares de amapaenses e turistas na comunidade de Mazagão Velho, e há 242 anos, apresentam um grande espetáculo a céu aberto, revivendo a batalha entre Mouros e Cristãos. O Amapá é tradição, e preserva a cultura de um povo que mora na esquina do rio Amazonas, com a linha do Equador”, acrescentou.

Oficializado pelo Congresso Nacional em 1965, o dia do folclore brasileiro chama atenção para a importância e valorização das manifestações folclóricas no Brasil.

(Com informações da Redação PROS Nacional)

Redação PROS na Câmara