Gastão Vieira realiza seminário para ampliar o debate sobre o financiamento da educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados recebeu nesta terça-feira (20) o seminário “O Futuro do Financiamento da Educação”. No evento foram debatidas melhorias para o Fundeb. A condução do seminário ficou por conta do deputado Gastão Vieira (MA).

20/08/2019 às 14:42:04 | Atualizada em 29/08/2019 às 11:49:26 | 175 visualizações



A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (20) o Seminário “O Futuro do Financiamento da Educação”. O deputado federal Gastão Vieira (MA) conduziu a abertura do debate que contou com três mesas redondas. O objetivo do seminário foi discutir e trazer ideias para melhoria do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Nosso objetivo foi alcançado! Os palestrantes trouxeram questões que podem ser perfeitamente aprofundadas e aproveitadas para melhorar a segurança da aplicação dos recursos do Fundeb. Essas informações podem ser utilizadas no relatório da relatora que trata da discussão do Fundeb aqui na Casa”, afirma Gastão Vieira.

O seminário contou com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, do ex-ministro, Henrique Paim, e do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conrado Matos.

Entre as palestras os presentes tiveram um momento para debates entre os palestrantes, parlamentares, público presente e online, que acompanhou o seminário.

Durante o seminário o deputado Gastão Vieira divulgou o livro “Ciclo de Seminários Financiamento da Educação Básica no Brasil” a obra é uma coletânea das ideias discutidas durante seminário que aconteceu no primeiro semestre na Comissão de Educação. A versão eletrônica do livro encontra-se disponível para download e pode ser acessada na página da Comissão de Educação da Câmara.

“Nós nos concentramos em aspectos do financiamento da educação, apresentamos o histórico e a evolução do financiamento da educação pública do Brasil dos últimos 90 anos, até chegar nos dias de hoje. A partir daí, fizemos um grande esforço para examinar o impacto do Fundeb em três importantes dimensões: a qualidade, a eficiência e a equidade”, explica o deputado.

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Redação PROS na Câmara