Aprovado parecer de Toninho Wandscheer que normatiza o dimensionamento dos elevadores de passageiros

“É essencial o cuidado em se definir regras e padrões de qualidade e segurança para esse meio de transporte que é altamente utilizado pela população”, afirma o deputado e relator do parecer Toninho Wandscheer.

14/08/2019 às 11:16:05 | 133 visualizações


A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) o relatório do deputado Toninho Wandscheer (PR) que dispõe sobre critérios técnicos para dimensionamento de elevadores de passageiros. Com a aprovação fica determinado que o cálculo do dimensionamento dos elevadores de passageiros será realizado por meio de metodologia estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou por outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).  

“É essencial o cuidado em se definir regras e padrões de qualidade e segurança para esse meio de transporte que é altamente utilizado pela população. Dados de 2018 informam que, apenas na cidade de São Paulo, mais de 80 mil elevadores transportam cerca de 4 milhões de pessoas diariamente”, afirma o deputado.

Para o deputado são essenciais o conhecimento e a implementação das normas que asseguram as características desses produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambiabilidade, bem como respeito ambiental.  

A normatização desta Lei não se aplica a edifícios já concluídos ou em estágio avançado de construção. O Projeto de Lei 8454/17 é de origem do Projeto de Lei do Senado 137/17.

Redação PROS na Câmara