Base de Alcântara: Gastão Vieira defende investimentos no Brasil e comenta visita ao Centro de Lançamento na Guiana Francesa

“Não podemos perder essa oportunidade! Na visita ao Centro de Lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, vimos que o empreendimento gerou 80% dos empregos diretos ocupados por nativos franceses. Quanto geraríamos de emprego no Brasil com a Base de Alcântara?”, afirma o deputado Gastão Vieira.

05/06/2019 às 20:09:28 | 203 visualizações

O deputado federal Gastão Vieira (MA) esteve nesta segunda-feira (3) com uma comitiva de parlamentares em missão internacional à Caiena, na Guiana Francesa, para conhecer a base de lançamento de satélites de Kourou. O encontro é resultado de convite do ministro da Ciências e Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

Para o parlamentar, a visita foi uma oportunidade de conhecer o funcionamento do modelo do Centro de Lançamento de Kourou e ver os resultados dos serviços prestados pela instituição.

“Não podemos perder essa oportunidade! O desemprego é uma realidade do Brasil e precisamos buscar soluções para esse problema, como reabrir o Centro de Lançamento de Alcântara. Na visita a Guiana Francesa ao Centro de Lançamento de Kourou vimos que o empreendimento gerou 80% dos empregos diretos ocupados por nativos”, afirma o deputado Gastão Vieira.

O parlamentar entende que a visita serve também para uma troca de conhecimento entre os dois países com o intuito de gerar recursos para o programa espacial e também para as comunidades que vivem próximas da base de Alcântara. O Centro de Lançamento de Kourou pertence à Agência Espacial Europeia.

Gastão já defendeu na Câmara dos Deputados os investimentos, pois acredita que o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, poderá trazer benefícios econômicos em vários setores tanto na região como em municípios vizinhos.

Redação PROS na Câmara