Major Fábio propõe a criação de delegacias de defesa do torcedor

O parlamentar explica que, pela simples análise dos órgãos de imprensa, verifica-se o alto índice de violência dentro e fora dos estádios e ginásios esportivos.

06/05/2014 às 12:00:00 | 110 visualizações

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 6910/13, do deputado Major Fábio (Pros-PB), que prevê a criação de delegacias de defesa do torcedor nas arenas esportivas do Brasil.

Pelo texto, os estados e o Distrito Federal poderão criar delegacias do torcedor, fixas ou móveis, para atuar no exercício da competência das polícias civis, em relação às infrações penais ocorridas nos locais de competição desportiva e seu entorno.

O parlamentar explicou que, pela simples análise dos órgãos de imprensa, verifica-se o alto índice de violência dentro e fora dos estádios e ginásios esportivos, tais como brigas entre torcidas organizadas, roubos e furtos de veículos e de outros pertences dos torcedores, e demais crimes que ocorrem durante os grandes eventos realizados. “Daí vem a necessidade de o Poder Executivo instalar delegacia de polícia móvel nos locais acima citados, com o objetivo de proporcionar aos cidadãos frequentadores desses eventos mais segurança e bem estar”, justificou Major Fábio.

Ele informou ainda que nada impede, porém, que em locais de alta rotatividade das competições e de incidência de infrações penais sejam instaladas delegacias fixas, de caráter permanente. “Mesmo não havendo atendimentos diretos aos torcedores nos intervalos das competições, como registro de ocorrências e prisões em flagrante dos infratores, os policiais precisam continuar investigando os fatos registrados”, argumentou.

Redação PROS na Câmara

Sem tags