Eros Biondini comemora decisão sobre distribuição do medicamento Spinraza pelo SUS

“Há muito tempo estamos juntos nessa luta em prol daqueles que são acometidos por doenças raras. Acreditamos que o dia de hoje é um marco para essa causa”, comemorou o deputado federal Eros Biondini (MG). O Spinraza é um remédio indicado para pacientes com amiotrofia muscular espinhal (AME).

24/04/2019 às 18:12:34 | 236 visualizações


O deputado federal Eros Biondini (MG) participou nesta quarta-feira (24) da reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado que determinou a incorporação do medicamento Nusinersena (Spinraza) na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio será distribuído gratuitamente e é indicado para pacientes com amiotrofia muscular espinhal (AME), doença rara que compromete o funcionamento de músculos e órgãos.

“Há muito tempo estamos juntos nessa luta em prol daqueles que são acometidos por doenças raras. Acreditamos que o dia de hoje é um marco para essa causa”, afirma o deputado federal Eros Biondini.

A assinatura do documento contou com as presenças do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

AME

A amiotrofia muscular espinhal é uma doença genética neuromuscular rara, que afeta aproximadamente 1 em cada 10 mil indivíduos. A enfermidade provoca fraqueza muscular progressiva e interfere na capacidade dos pacientes de caminhar, comer e respirar. Existem vários tipos de AME, dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas, variando do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira décadas de vida). A doença é degenerativa e não tem cura.

A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que o medicamento esteja disponível em centros especializados da rede pública em até 180 dias.

Redação PROS na Câmara