Gastão Vieira cobra posição do Governo Federal sobre cortes em bolsas do CNPq
O deputado federal Gastão Vieira (MA) cobrou posição do Governo Federal quanto aos 42% de contingenciamento dos recursos destinados para o CNPq.
03/04/2019 às 18:55:51 | Atualizada em 04/04/2019 às 15:37:14 | 393 visualizações
O deputado federal Gastão Vieira (MA) criticou nesta quarta-feira (3) no Plenário da Câmara dos Deputados o contingenciamento de recursos do Governo Federal destinados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Hoje amanhecemos sabendo que o CNPq, órgão máximo da ciência brasileira, teve 42% de seus recursos contingenciados. Esse corte atinge os alunos e pesquisadores que estão no país e no exterior, e certamente paralisa uma série de atividades de pesquisas, algumas das quais são fundamentais para o nosso país”, afirma o deputado.
O parlamentar lamentou que devido ao corte os bolsistas terão que retornar para o país, os laboratórios serão fechados e as pesquisas encerradas.
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem como principal atribuição fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.
Redação PROS na Câmara