Autismo: Câmara instala Frente Parlamentar e realiza sessão solene

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista será instalada nesta terça-feira (26) e conta com cinco parlamentares do PROS.

25/03/2019 às 16:13


A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (26) a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A Frente conta com cinco parlamentares do PROS, sendo eles: Toninho Wandscheer (PR); Capitão Wagner (CE); Clarissa Garotinho (RJ); Eros Biondini (MG); e Weliton Prado (MG). O lançamento da frente está marcado para as 17 horas, no Salão Nobre da Câmara.

Os objetivos da frente parlamentar são os de reunir subsídios por meio de seminários, audiências públicas e trabalhos técnicos para atualizar o ordenamento jurídico brasileiro e contribuir para um atendimento adequado na utilização de serviços públicos e privados de saúde e educação para autistas. 

Sessão Solene

A Câmara dos Deputados realiza no dia 5 de abril, a partir das 15h, a solenidade para celebrar o Dia Mundial do Autismo, comemorado anualmente no dia 2 de abril. O Requerimento 492/19 é de autoria do deputado federal Capitão Wagner (CE), também membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

“Queremos não só celebrar a data, mas lembrar que, infelizmente, muitos autistas ainda sofrem para encontrar um tratamento adequado. As dificuldades residem sobretudo na falta de profissionais preparados para lidar com o transtorno, principalmente na rede pública”, diz Capitão Wagner.

No Brasil, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas possuem a síndrome do autismo. Só no estado de São Paulo são mais de 300 mil ocorrências.

Redação/PROS na Câmara